BARTHES, Roland, A Câmara Clara, Lisboa, Edições 70, 1989.

BATCHEN, Geoffrey, Burning With Desire - The Conception of Photography, Cambridge, The MIT Press, 1999;

________ Forget Me Not - Photography & Remembrance,   Amesterdão/Nova Iorque, Van Gogh Museum/Princeton Architectural Press, 2004.  

BENJAMIN, Walter, Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Lisboa, Relógio d'Água, 1992.

BOURDIEU, Pierre (dir.), Un Art Moyen - Essais Sur les Usages Sociaux de la Photographie, Paris, Les Editions de Minut, 10ª edição, 1965.

BRYSON, Norman, HOLLY, Michael e MOXEY, Feith (ed.), Visual Culture - Images and Interpretations, s.l., Wesleyan University Press. 1994.

BRUNET, François, La Nasissance de L'Idée de Photographie, Paris, Pus, 2000.

CECH, John, Boy With a Camera, Londres, Pavilion Books, 1994.

CLARKE, Graham, The Photograph, Oxford e Nova Iorque, Oxford University Press,

1997.

COENEN-HUTHER, Josette, La Memoire Familiale: Un Travail de Reconstruction du Passé, Paris, Éditions L´Harmattan, 1994.

COLLINS, Douglas, The Story of Kodak, Nova Iorque, Harry N. Abrams, 1990.

CONNERTON, Paul, Como as sociedades recordam, Oeiras, Celta Editora, 1993.

CONNIF, Richard, «When "fiends" pressed the button, there was nowhere to hide», in Smithsonian Magazine, s.l., Junho, 1988. 

CONTEMPORARY Theories About the Family, vol. I, Nova Iorque/Londres, The Free Press, 1979. 

COSTA, Guido, Nan Goldin, Londres/Nova Iorque, Phaidon, 2001.

Le COUER Au Métier - La Photographie Amateur au Canada de 1839 à 1940, Canadá, Archives Publiques Canada, 1983.

CRARY, Jonathan, Suspensions of Perception - Attention, Spectacle and Modern Culture, Cambridge, The MIT Press, 1999;

________  Techniques of the Observer - On Vision and Modernity in the Nineteen Century, Cambridge, The MIT Press, 1990;

________  «Visión Desunificadora», in Papel Alpha, Salamanca, Ediciones Universidad de Salamanca, n.º 5, 2000.

CRARY, Jonathan e KWINTER, Sanfor (ed.), Incorporations, Nova Iorque, Urzone, 1992.

CROW, Thomas, El Arte Moderno en la Cultura de lo Cotidiano, Madrid, Ediciones Akal, 2002, [versão original de 1996].

CUNCA, Paula Figueiredo, «O álbum de fotografias de família numa história de si», in Ana Maria Holstein Beck – Álbuns de Família, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 2013. [no prelo]

DRAKE, Michael (ed.), Time, Family and Community - Perspectives on Family and Community History, Oxford/Cambridge, The Open University/Blackwell, 1996.

DUBOIS, Philippe, O Acto Fotográfico, Lisboa, Vega, 1992.

DUEDEN, Mark e PAPADIMITRIOU, Lydia, «Sans-Souci», in David Britain (ed.), Creative Camara - 30 Years of Writing, Manchester/Nova Iorque, Manchester Universty Press, 1999.

DURAND, Régis, Le Temps de l'Image - Essai sur les Conditions d'une Histoire des Formes Photographiques, Paris, La Différence, 1995.

ESPARZA, Ramón, «La Mirada del Fotógrafo», in Papel Alpha, Salamanca, n.º 5, Ediciones Universidad de Salamanca, 2000;

________  «Fotografía y Visión», in Papel Alpha, Salamanca, n.º 5, Ediciones Universidad de Salamanca, 2000.

EVANS, Jessica e HALL, Stuart, Visual Culture: The Reader, Inglaterra, Sage Pub.,1999.

FENTRESS, James e WICKHAM, Chris, Memória social: novas perspectivas sobre o passado, Lisboa, Teorema, 1992.

FIGUEIREDO, Paula, «Autochrome: O Centenário da Visão Cromática na Fotografia do Quotidiano», in Trajectos - Revista de Comunicação, Cultura e Educação, Lisboa, ISCTE/Fim de Século, nº 10, Primavera de 2007;

________  «Fotografia de ocasião, imagem privada», in Trajectos - Revista de Comunicação, Cultura e Educação, Lisboa, ISCTE, nº 4: 9-18, Primavera de 2004;

________  «Longe da Vista – Fotografia de um Lugar Visitado»; in Actas do Ciclo de Conferências Arte e Natureza, Lisboa, FBAL, 2009;

________  «Snapshot: Imagens Privadas», in Arte Capital - Scope, www.artecapital.net, 2007.07.17.

FLUSSER, Vilém, Ensaio Sobre a Fotografia - Para uma Filosofia da Técnica, Lisboa, Relógio de Água, 1998.

FOSTER, Hal (ed.), Vision and Visuality, Seattle, Bay Press, 1988.

FREUND, Gisèle, Fotografia e Sociedade, Lisboa, Vega, 1989.

FROSH, Paul, «The public eye and the citizen-voyeur: photography as a performance of power», in Social Semiotics, vol. 11, nº1: 43-59, 2001.

GARLICK, Steve, «Revealing the unseen: tourism, art and photography», in Cultural Studies, 16(2): 289-305, 2002.

GELLES, Richard J., Contemporary Families - A Sociological View, Londres, Sage Publications, 1995.

GOFFMAN, Erving, A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias, Lisboa, Relógio     D'Água, 1993, [1ª edição de 1959].

GOLDBERG, Vicki, Jacques Henri Lartigue Photographie, Paris, Nathan, 1998.

GUMPERT, Lynn, Christian Boltanski, Paris, Flammarion, 1994.

GUNTHERT, André, Albert Londe, Paris, Nathan Collection PhotoPoche, 1999.

GUNTHERT, André, «Esthétique de L'Occasion-Naissance de la Photographie Instantanée Comme Genre», in Études Photographiques, Paris, n.º 9, Société Française de Photographie, Maio 2001.

HALDRUP, Michael e LARSEN, Jonas, «The family gaze», Tourist Studies, vol. 3(1): 23-45, 2003.

HAWORTH-BOOTH, Mark, Photography: An Independent Art - Photographs from the Victoria and Albert Museum 1839-1996, Londres, V&A Publications, 1997.

HIRSCH, Marianne, Family Frames - Photography Narrative and Postmemory, Cambridge/Londres, Harvard University Press, 1997.

HISTORIAS delas Fotografías, Madrid, Taller de Arte-Myriam de Liniers/Caja Madrid, 2002.

HUMAN, Brian, «Kodachrome icons: photography, place and the theft of identity», in International Journal of Contemporary Hospitality Management, 11, 2/3: 80-84, 1999.

IN VISIBLE Light - Photography and Classification in Art, Science and The Everyday, Oxford, Museum of Modern Art Oxford, 1997.

JAGGER, Gill e WRIGHT, Caroline, Changing Family Values, Londres/Nova Iorque, Routledge, 1999. 

JAY, Bill, «In Praise of the Snapshot», in David Britain (ed.), Creative Camera - 30 Years of Writing, Manchester/Nova Iorque, Manchester University Press, 1999.

JEFFREY, Ian, Revisions: An Alternative History of 0Photography, Bradford, National      Museum of Photography, Film & Television, 1999.

JENKS, Chris, Visual Culture, Londres/Nova Iorque, Routledge, 1995.

JOHNSON, Robert Flynn, Anonymous - Enigmatic Images from Unknown Photographers, Londres, Thames & Hudson, 2004.

KAUFMANN, Jean-Claude, Ego - Pour une Sociologie de l'Individu, s.l., Nathan, 2004, [1ª edição de 2001];

________ La Vie Ordinaire - Voyage au Coeur du Quotidien, s. l., Édition Greco, 1989;

________  L'Invention de Soi - Une Théorie de l'Identité, s.l., Armand Colin, 2004;

________  «Tout Dire de Soi, Tout Montrer», in Le Débat, Paris, Gallimard, n.º 125, Maio/Agosto, 2003; 

________ Un Siècle de Photos de Familles, Paris, Éditions Textuel/Arte Éditions/Monum, éditons du Patrimoine, 2002.

________ (dir.), Faire ou Faire-Faire? - Famille et Services, Rennes, Presses Universitaires de Rennes, 1996. 

KOOFMAN, Sarah, «Freud L' appareil photographique», in La Recherche Photographique, Paris, n.º 17, Automne, 1994.

LANGFORD, Michael, Story of Photography, Reino Unido, Focal Press, 2ª edição, 1997, [1ª edição de 1980].

Les Autochromes Lumière - La Couleur Inventée. Photographies Coulers - Collections Privées de la Famille Lumière, Lyon, Scheibli Editions, 1995.

LISTER, Martin (ed.),The Photographic Image in Digital Culture, Londres/Nova Iorque, Routledge, 1995.

LORENTZEN, Justin, «Snapshots: notes on myth, memory and technology», in Chris Juneks (ed), Cultural Reproduction, Londres/Nova Iorque, Routledge, 135-139, 1993.

LUKITSH, Joanne, Julia Margaret Cameron, Londres/Nova Iorque, Phaidon, 2001.

LURY, Celia, Prosthetic Culture: photography, memory and identity, Nova Iorque, Routledge, 1998.

MANN, Sally, «Correspondence with Melissa Harris», in Aperture, Nova Iorque, n.º 138, 1995;

________  Immediate Family, Londres, Phaidon, 2001, [1ª edição de 1992];

________  Still Time, Nova Iorque, Aperture, 1994.

MARESCA, Sylvain, «"Photographiez-vous les uns les autres" ou les fastes ambigus de l'institution photographique», in La Recherche Photographique, Paris, n.º 14, Printemps, 1993. 

MARIEN, Mary Warner, Photography - A Cultural History, Londres, Laurence King Publishing, 2002.

MEDEIROS, Margarida, «Adeus à "Câmara Clara"», in Erzatz, Porto, n.º 3, Centro Português de Fotografia, Março 2000.

MIRZOEFF, Nicholas, An Introduction to Visual Culture, Londres/Nova Iorque, Routledge, 1999;

________  The Visual Culture Reader, Londres/Nova Iorque, Routledge, 2ª Edição, 2002.

NEWHALL, Beaumont, The History of Photography, Nova Iorque, The Museum of Modern Art, 1982.

NICKEL, Douglas R., Snapshots - The Photography of Everyday Life 1888 to the Present, São Francisco, S. Francisco Museum of Modern Art, 1998.

PAIS, José Machado, Sociologia da Vida Quotidiana, Lisboa, ICS, 2002.

PARIS en 3D - De la Stéréoscopie à la Réalité Virtuelle, 1850-2000, Paris, Paris Musées/ Booth-Clibborn Editions, 2000.

PAVÃO, Luís, Conservação de Colecções de Fotografia, Lisboa, Dinalivro, 1997.

PICAUDÉ, Valérie e ARBAIZAR, Philippe (dir.), La Confusion des Genres en Photographie, Paris, Bibliothèque Nationale de France, 2001.

PINHEIRO, Nuno de Avelar, O Teatro da Sociedade - Fotografia e Distinção Social, Lisboa, ISCTE, 2002, [Thèse].

PHOTOGRAPHY Memory - the Album in the Age of Photography, Nova Iorque, Library of Congress/Aperture, 2011.

REILLY, James M., Care and Identification of 19th-Century Photographic Print, Rochester, Eastman Kodak Company, 1986.

SCHAEFFER, Jean-Marie, A Imagem Precária - Sobre o Dispositivo Fotográfico, S. Paulo, Papirus Editora,1996, [versão original de 1987].

SKREIN, Christian, Snapshots - The Eye of the Century, Ostfildern-Ruit, Hatje Cantz Verlag, 2004.

SHORTER, Edward, A Formação da Família Moderna, Lisboa, Terramar, 1995, [versão original de 1975].

SULLIVAN, Constance e WEILEY, Susan (eds.), Family Pictures - Photographs by Nicholas Nixon, Washington/Londres, Smithsonian Institution Press/Constance Sullivan Editions, 1991.

TISSERON, Serge, El Misterio de la Cámara Lúcida - Fotografía e Inconsciente, Salamanca, Ediciones Universidad de Salamanca, 2000, [versão original de 1996];

________ «L'Héritage Insu: Les Secrets de Famille», in Communications, s.l., Seuil, n.º 59, 1994;

________ «L'inconsciente de la photographie», in La Recherche Photographique, Paris, n.º 17, Automne, 1994;

________ «Visions», in Les Cahiers du Musée National d'Art Moderne, Paris, Centre Georges Pompidou, n. 37, 1991.

WELLING, William, Photograhy in American - The Formative Years 1839 - 1900, Albuquerque, University of New Mexico Press, 1978.

WELLS, Liz, Photography: A Critical Introdution, Nova Iorque, Routledge, 2000;

________ (ed.), The Photography Reader, Londres/Nova Iorque, Routledge, 2003.

WIAZEMSKY, Anne, Album de Famille, Paris, Du May, 1992.

Paula Figueiredo Cunca. Vive em Lisboa. É Técnica Superior no Arquivo Municipal de Lisboa/Arquivo Fotográfico. É formada em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE, Mestrado, 2005) e em Filosofia (Licenciatura, Universidade Católica Portuguesa, 1999). Desde 1996 pertence à equipa do Arquivo Municipal de Lisboa/Arquivo Fotográfico. De 2003 a 2011 coordenou o Serviço Educativo do Arquivo Fotográfico e, desde 2012, tem vindo a apresentar trabalhos de investigação e apoio à conceção de exposições, tendo sido co-comissária da exposição Ana Maria Holstein Beck – Álbuns de Família, em 2013. Tem apresentado e publicado vários artigos sobre fotografia de ocasião e fotografia de família.

Partilhe:
Facebook, Twitter, Google+.
Leia depois:
Kindle