Faca de Papel

Da vida fora dos bosques

Alda Rodrigues 

Interessa-me a leitura não recomendada. Os livros com que nos tenhamos cruzado por acaso, várias vezes até, antes de imaginarmos que poderiam desempenhar um papel na nossa vida: algumas horas de leitura, interrupções e regressos, releituras, pensamentos vagos, ideias novas, citações bem ou mal recordadas.

Ler

O Olho Prevenido

The Fairy Feller's Master-Stroke  

Bruno Dias Vieira

O olhar não cessa de se distrair, de se mover, preso na teia de motivos e de afectos que governam o escrutínio e selecção. Uma imensa opulência toma conta desta pintura de formato reduzido, concentrado, onde, por entre a folhagem, pequenas figuras, aparentemente humanas, são anunciadas em lugares inesperados. 

Ler

A Arte Alegre

On Style in Beethoven's Missa Solemnis

Sara Eckerson

In E.T.A. Hoffmann’s novel Katers Murr [The Life and Opinions of the Tomcat Murr] (1820-1822), there is a painting that operates in the narrative as a play within a play. We encounter the painting when Hoffmann describes an episode in the story of the composer, Johannes Kreisler, who is taking refuge in an abbey. 

Ler

Seis mais uma

In the Land of Ice and Snow, don't call me eskimo

Raquel Morais

Há um par de meses, em Novembro de 2016, um festival canadiano de documentário pediu publicamente desculpas por ter programado e exibido «a film (…) that perpetuates racist stereotypes». of the North, de Dominic Gagnon, eclipsou-se assim do website do festival. 

Ler

 

tv em série

Sobre Westworld e a lição de Abernathy a Dolores: «These violent delights have violent ends.»

Maria Sequeira Mendes

Tempos houve em que ponderava com frequência se quando relia um livro obrigava as personagens a repetir as suas desventuras. Na altura, questionava-me sobre o destino circular que impunha a Petzi ou a Os Cinco na Ilha do Farol (algo de que só me viria a lembrar muito mais tarde, quando li o Epílogo de Próspero em A Tempestade).

Ler