fotografia-cópia 4.JPG
9103926385_73802eec70_o.jpg
fotografia-cópia 4.JPG

Número 2½


Edição de Verão

SCROLL DOWN

Número 2½


Edição de Verão

Debate

Para que servem os Exames Nacionais?

São os recentes resultados dos exames o sinal de um alarmante erro colectivo? Alexandra Caetano, Joana Meirim, Carlos Jesus e Nuno Amado escrevem sobre os exames nacionais de português.

Ler

Debate Landy-Pereira

No nº 2 da Forma de Vida, Carlos A. Pereira recenseou How to Do Things with Fictions, de Joshua Landy. Joshua Landy responde, neste número, às críticas de Carlos A. Pereira, que, por sua vez, responde à resposta de Joshua Landy. 

Ler

Rever 00:30 A Hora Negra

Maria Sequeira Mendes prossegue o debate sobre tortura iniciado por Rui Estrada no último número, a propósito do filme de Kathryn Bigelow, 00:30 A Hora Negra.

Ler
9103926385_73802eec70_o.jpg

O uso das tábuas


Sebastião Belfort Cerqueira

O uso das tábuas


Sebastião Belfort Cerqueira

Cresci habituado a não encontrar nos meus ídolos e nas pessoas que admiro as mesmas combinações de interesses que tive e que tenho. Assim, quando li pela primeira vez a poesia de Ramiro S. Osório, somou-se à experiência sempre entusiasmante de encontrar um poeta com uma voz muito própria uma sensação imediata de empatia e comunhão de interesses que é raro experimentar. Nos versos em epígrafe, vê-lo louvar o surf, através de Baudelaire, 

enquanto relação estética com o mar, enquanto interacção física que ultrapassa a reprodução mecânica da fotografia, para além de sugerir, embrionariamente, muito do que vou procurar discutir neste texto, aproxima duas áreas da vida cujas afinidades sempre intuí mas que sempre me habituei a encontrar afastadas. Este tipo de encontro mais ou menos inesperado é também o que se dá em In Praise of Athletic Beauty, de Hans Ulrich Gumbrecht.

 

 

Ler

Foto: Go Skateboarding Day 2013, Chihuahua, México © Leo Martínez