Cover 1.png
Cover 1.png

Nº 26 (António M. Feijó)


Editores:
João R. Figueiredo
Miguel Tamen

SCROLL DOWN

Nº 26 (António M. Feijó)


Editores:
João R. Figueiredo
Miguel Tamen

 

Embora este número de Forma de Vida não seja ou sequer tenha querido ser uma obra de arte conceptual, existe um fio condutor entre as muitas coisas que nele se apresentam. Esse fio condutor, no entanto, não é de tema, ou de maneira de escrever, e muito menos de perspectiva ou modo de ver as coisas; e menos que tudo é uma mensagem, pública ou secreta. Consiste simplesmente no facto de que em todas as peças que nele aparecem ou em tudo o que nele é mostrado serem referidas ou discutidas coisas ou assuntos que os seus autores calculam que o Professor António M. Feijó estima.

Não nos interessa como cada autor chegou à sua conclusão, ou sequer se tem razão no seu cálculo; mas parece-nos interessante e significativo que a colecção que daqui resulta seja constituída por espécimes tão diferentes entre si: música, filosofia, literatura, política, cinema, futebol, arte, ou animais domésticos. Essa variedade de resultados, e as intenções dos seus diferentes autores, pareceram-nos uma homenagem muito adequada a António M. Feijó; e nessa medida são também uma série de notas à esplêndida entrevista que deu a Telmo Rodrigues e que é realmente o centro deste número da revista.

João R. Figueiredo
Miguel Tamen

 

 

No contexto da homenagem que o Programa em Teoria da Literatura presta a António M. Feijó, publicamos o vídeo de uma conversa com Miguel Tamen, realizada no âmbito do Workshop de Filosofia & Literatura da Primavera de 2022, precisamente sobre a fundação, a história e o funcionamento do Programa e a sua relação com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

 

AS EXPLICAÇÕES DE QUE PRECISAMOS

Isabel Castro Silva

 

Sobre Rousseau (e Freud)

Inês Ramos

 

Gaspar

Helena Carneiro

 

O Rock Liminar dos The Pogues

Angélica Varandas

 

The Beatles

Miguel Tamen

 

Bob Dylan entre dois ecos

Frederico Pedreira

 

QU'EST-CE QUE C'EST?

Pedro Mexia

 
 

On Hard Liberty: The Consideration of an Argument from Paradise Lost

Sara Eckerson

 

“Holy Ghost Power”

Brett Bourbon

 

1985

Raquel Morais

 

Um Panegírico da Argentina

Nuno Amado

 

Mellan e o Medium

João R. Figueiredo

 

A Farinha do mesmo saco

James Dias e José Reis

 

A Canonização do Mundo

José Barata-Moura

 

Marx

Alberto Arruda

 

Um Disjunto Inconveniente

Raimundo Henriques

 
 
 

Galeria

Tomás Feijó é um artista que desenvolve séries de imagens através de vários média, dos têxteis à fotografia, dos aerossóis à colagem. Pretende cartografar aquilo que é espontâneo e desorganizado, tentando detectar filamentos de ordem no aparentemente fortuito. Trabalha actualmente em Amsterdão, nos Países Baixos.