Submissões / Open Calls

Submissões

A Forma de Vida aceita submissões de ensaios originais em qualquer área de interesse para as Humanidades, independentemente da afiliação do autor. Alguns números serão dedicados a tópicos específicos, atempadamente anunciados. Pode consultar aqui os tópicos e as datas-limite para entrega de ensaios.


Open calls

Forma de Vida accepts submissions of original essays on any topic of interest for the Humanities, regardless of the author's affiliation. Some issues will be dedicated to specific themes and timely announced. Check below for themed-issues and due dates. 

 

Nº 28

(Primavera/Spring 2024)

Email: formadevida.info@gmail.com

Kaufmann House, Richard Neutra, Palm Springs, California (US), 1947. Fotografia de Julius Shulman.

O número 28 da Forma de Vida, com edição prevista para a Primavera de 2024, aceita submissões de ensaios sem restrições temáticas até 4 de Maio.


Forma de Vida 28, scheduled for the spring of 2024, will have no thematic restrictions and will accept essays on any topic of interest for the Humanities until May 4th.


 

Nº 29 (Vladimir Nabokov)

(Outono/Fall 2024)


EDITORES CONVIDADOS: Lauro Reis / Guilherme Valente

Data Limite / Due Date: 2 de Agosto / August 2nd

Email: formadevida.info@gmail.com

 
 

Nº 30 (Alexandre O’Neill)

(Dezembro 2024/Janeiro de 2025)

Editores convidados: Joana Meirim / James Dias

Data limite: 31 de Outubro de 2024

 

Fotografia de Alexandre O'Neill (Anos 70).

 

Alexandre O’Neill (1924-1986) é um dos mais extraordinários poetas da língua portuguesa, e talvez por isso se lhe deva aplicar o que ele mesmo disse sobre Mário Cesariny numa entrevista: O’Neill é um grande poeta que nunca se habituou à ideia de que era um grande poeta. Diz também que nunca foi poeta de pensar no currículo ou de fazer da poesia propriedade de um currículo. É responsável pelo encontro de Portugal com o surrealismo, apesar de ser um dos seus primeiros (e mais famosos!) dissidentes. No início deste século, o poeta António Franco Alexandre saudou O’Neill por ter dado, a meio do século XX, uma merecida e salutar bofetada à “poética poesia”.

Em jeito de celebração do centenário do nascimento que se aprò... que se aprò... que se aproxima, este número da Forma de Vida procura contributos sobre O’Neill e também sobre poetas que lhe sejam afins, na dicção poética, no gosto por certos temas ou mesmo no modo de ser (que vem antes do verso). São bem-vindos textos em forma de ensaio breve (máximo de 2000 palavras) ou crónicas (género que O’Neill cultivou com mestria) que reflictam, directa ou indirectamente, sobre a obra do autor de No Reino da Dinamarca, nomeadamente sobre vertentes que têm recebido menos atenção (e.g. crónica, tradução, publicidade, etc.), sobre escritores que lhe são próximos (sem que isso implique proximidade geográfica) e sobre eventuais poetas que, conscientemente ou não, continuaram ou continuam a conversa de O’Neill.