14 Km a sul de Lisboa, onde vivo, fica a Costa da Caparica. Durante os últimos anos recorrentemente voltei a este local magnético.

Em Costa, fazemos um percurso físico e mental por este território: casas rudimentares, abandonadas, com pouca razão de existir; arquitectura fora de tempo, sujidade vinda com a maré, aglomeração de vegetação e ruas intemporais. Costa leva-nos para um local periférico e de fim de linha, carregado com uma estranha luminosidade – uma luz excessiva e misteriosa que confere a estes espaços um ambiente desconcertante e irreal. Como algo visto no decurso de um estado hipnótico que incita o espectador a um jogo sugestivo e paradoxal entre a experiência individual e a consciência pública; entre a factografia e a imaginação.

 

— José Pedro Cortes

 
Partilhe:
Facebook, Twitter, Google+.
Leia depois:
Kindle

Costa de José Pedro Cortes, publicado em 2013 pela Pierre von Kleist Editions, e de que reproduzimos uma selecção, é um dos finalistas do BES Photo 2014. O seu livro anterior Things Here and Things Still to Come foi incluído em Photobook: A History, Vol. III, de Martin Parr e Gerry Badger.

Numa entrevista recente, o autor fala do seu trabalho e da Pierre Von Kleist Editions, de que é fundador e um dos editores. Leia aqui a sua biografia.