Assinala-se hoje o nosso primeiro aniversário. Ao longo deste ano, colaboraram com a Forma de Vida mais de quarenta pessoas, publicámos três números e meio (quatro, digamos) e uma série de podcasts. Encarando a literatura, as artes e as humanidades na grande perspectiva da sua pertença ao contexto de uma forma de vida, procurámos conduzir conversas inteligentes e publicar bons ensaios.

Inseparável do genius loci do Programa em Teoria da Literatura da Universidade de Lisboa — onde estuda, estudou e ensina uma grande parte dos nossos autores — a Forma de Vida deu uma expressão pública à atmosfera intelectual que o caracteriza, enquanto programa de ensino. Sendo um projecto sem fins lucrativos, as condições de viabilidade da Forma de Vida, atingido o seu primeiro ano de existência, passaram a depender de um enquadramento de natureza diferente. É assim com naturalidade e por entendimento mútuo que a Forma de Vida passa a ser, a partir de agora, a nova revista do Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

A revista será publicada quadrimestralmente e passará a ter arbitragem independente, estando aberta a submissões. Além disso, passará a ter, em breve, uma página de recensões independente. Os seus Directores são Ana Almeida e Humberto Brito. O seu Conselho Editorial é composto por Abel Barros Baptista, Luísa Costa Gomes e Miguel Tamen. O próximo número será publicado em Maio.

Esperamos que gostem.

Os Directores

3 de Fevereiro de 2014