66. Italo Calvino, O Barão Trepador in Os Nossos Antepassados

66. Italo Calvino, O Barão Trepador in Os Nossos Antepassados

Ana Margarida Ferraria

No segundo volume da trilogia Os Nossos Antepassados (I Nostri Antenati), O Barão Trepador (Il Barone Rampante), publicado originalmente em 1957, Italo Calvino substitui as temática da guerra e da alienação do homem, fundamentais para O Visconte Cortado ao Meio, por uma busca mais ampla e espiritual da individualidade humana. Para isso, o autor faz incidir toda a acção num período histórico preciso – entre o final do século XVIII e a primeira metade do século XIX – e num espaço físico bem delineado.

64. Marilynne Robinson, Home

64. Marilynne Robinson, Home

João Pedro Vala

No segundo volume da trilogia acerca da vida em Gilead, Marilynne Robinson desloca o centro da acção de casa do pastor John Ames para a casa do reverendo Robert Boughton, tirando da sombra personagens que, em Gilead, permaneciam obscuras, ao mesmo tempo que prepara o volume final, ao adensar o mistério à volta de Lila, a mulher de John Ames.

63. Rebecca Solnit, The Faraway Nearby

63. Rebecca Solnit, The Faraway Nearby

Maria Rita Furtado

«What's your story? It's all in the telling. Stories are compasses and architecture (…) and to be without a story is to be lost.» (p. 4) Assim começa The Faraway Nearby (publicado em 2015 pela Quetzal com o título Esta Distante Proximidade), um dos livros mais recentes da escritora norte-americana Rebecca Solnit, que se apresenta como um mapa feito de histórias, através do qual a autora tenta guiar-se após uma série de acontecimentos que seriam capazes de interromper as histórias acerca de si própria e do mundo, pelas quais se regera até então: o Alzheimer da mãe, o fim de uma relação, a possibilidade de ter cancro. É preciso voltar a unir as pontas e fazer sentido de caminhos que parecem não levar a lado nenhum, e isso faz-se contando histórias e ligando-as umas às outras, ponto por ponto.

61. Italo Calvino, O Visconde Cortado ao Meio

61. Italo Calvino, O Visconde Cortado ao Meio

Ana Ferraria

Escrita durante as décadas de 1950 e 1960, a trilogia Os Nossos Antepassados (I Nostri Antenati), de Italo Calvino (1923-1985), reúne histórias sobre a realização de sonhos humanos e pretende desenhar “uma árvore genealógica dos antepassados do homem contemporâneo”, antepassados, esses, que juntam em si características de todas as pessoas comuns que o leitor vê à sua volta. De acordo com Italo Calvino, o homem contemporâneo– dividido, mutilado, incompleto e inimigo de si mesmo – havia perdido a sua harmonia clássica, mas ganhara, em compensação, uma complexidade moderna, tornando-se, portanto, um tema literário por excelência.

60. Hans Ulrich Gumbrecht, The Powers of Philology. Dynamics of Textual Scholarship

60. Hans Ulrich Gumbrecht, The Powers of Philology. Dynamics of Textual Scholarship

Pedro Tiago Ferreira

Hans Ulrich Gumbrecht começa por identificar, logo nas primeiras páginas de The Powers of Philology, dois sentidos habitualmente atribuídos ao termo «filologia»: “On the one side, you will find definitions of the word philology that, bringing it back to its etymological meaning of ‘interest in or fascination with words,’ make the notion synonymous with any study of language or, even more generally, with almost any study of any product of the human spirit. On the other, more specific and more familiar side, however, philology is narrowly circumscribed to mean a historical text curatorship that refers exclusively to written texts.” (p. 2)

59. Jane Gardam, Old Filth: A Trilogy

59. Jane Gardam, Old Filth: A Trilogy

Elisabete M. de Sousa

A trilogia Old Filth reúne três romances de Jane Gardam (n. 1928) cuja publicação se estendeu praticamente ao longo de uma década. O primeiro volume dá o título à própria trilogia e foi inicialmente publicado em 2004 na Chatto & Windus, a mesma editora que publicaria a primeira edição do segundo tomo em 2009, intitulado The Man with the Wooden Hat. Em 2013, sairia Last Friends no grupo Little, Brown, o mesmo que com a chancela Abacus tem publicado em paperback as sucessivas reimpressões dos dois primeiros volumes, assim como da trilogia completa.

58. James Booth, Philip Larkin: Life, Art and Love

58. James Booth, Philip Larkin: Life, Art and Love

Telmo Rodrigues

O poeta inglês Philip Larkin (1922-1985), nunca tendo casado, manteve durante a maior parte da vida uma relação amorosa com Monica Jones, professora na Universidade de Leicester. Em simultâneo com esta ligação, Larkin envolveu-se numa segunda relação, por um período mais curto, com Maeve Brennan, com quem trabalhava em Hull. Em Philip Larkin: Life, Art and Love, James Booth relata que, em finais de 1975, ainda mantendo relações com Jones e Brennan, o poeta iniciou uma ligação amorosa com a sua secretária de há quase duas décadas, Betty Mackereth; esta terceira relação ter-se-ia conservado secreta, se Andrew Motion, autor da biografia oficial de Larkin (Philip Larkin: A Writer’s Life, 1993), não tivesse descoberto o caso quando fazia pesquisa para escrever o seu livro.

57. Peter Ackroyd, Alfred Hitchcock

57. Peter Ackroyd, Alfred Hitchcock

Alexandre Andrade

Um dos dilemas maiores do biógrafo, mais agudo do que nunca nos tempos que correm, é este: perante a superabundância de informação acerca de qualquer personagem mais ou menos obscura, disponível para qualquer interessado, o que pode justificar uma nova biografia? Há quem corra mundo e entreviste obsessivamente parentes e amigos do biografado, à procura dos farrapos de má-língua que distinguirão aquela biografia de todas as restantes; há quem, sem sair do recato do seu escritório, se entregue a devaneios que reduzem o biografado a um simples pretexto para as mais barrocas construções teóricas; há quem procure o escândalo sob forma de alegações escabrosas; há quem ceda à hagiografia; há quem cavalgue as modas e revisite esta ou aquela figura segundo os cânones dos estudos de género ou do paladar da moda em psicanálise.

56. Sarah Manguso, Ongoingness: The End of a Diary

56. Sarah Manguso, Ongoingness: The End of a Diary

Helena Carneiro

Logo na primeira página, é anunciado que Ongoingness trata do diário que Sarah Manguso manteve durante vinte e cinco anos, e percebemos que o que se segue neste curto livro é uma série de reflexões sobre essa actividade de escrita. No Posfácio esclarece-se que não foi incluída qualquer entrada do diário, sendo indicadas as razões dessa decisão: Ongoingness não é sobre uma parte, mas sim sobre todo o diário (e seria impossível incluí-lo na totalidade, visto ter à data cerca de oitocentas mil palavras); o diário não foi escrito tendo em vista um público e, logo, a autora diz que não saberia como apresentá-lo a uma comunidade de leitores.

55. Tempo e Conceitos em Hans Ulrich Gumbrecht

55. Tempo e Conceitos em Hans Ulrich Gumbrecht

Ana Isabel Soares

Entre as páginas do exemplar de Produção de Presença que tenho comigo, guardo duas folhas, com impressões a cores de outros tantos artigos que Hans Gumbrecht publicou n’O Estado de São Paulo, em fevereiro e em março de 2009. Um debruça-se sobre “A crise de um futebol sem rosto”, título que discute a fraca prestação da seleção canarinha nos jogos de preparação para o Mundial de 2010; no outro artigo, anterior àquele, em pouco mais de três colunas, traça-se o quadro de uma cultura desaparecida: o ideal comunista de Leon Trotsky. 

54. John Szwed, Billie Holiday: The Musician and the Myth

54. John Szwed, Billie Holiday: The Musician and the Myth

Telmo Rodrigues

Na introdução a Billie Holiday: The Musician and the Myth, John Szwed questiona-se sobre a legitimidade de escrever outro livro sobre Billie Holiday quando já existem mais de quarenta sobre vários aspectos da vida e obra da cantora, cada um focando uma das múltiplas «facetas» da figura pública que muitos consideram das melhores vozes da música moderna. A pulsão que o anima, e que ele considera validar o seu trabalho, é a análise da obra sem que esta seja afectada pelos diversos preconceitos gerados ao longo do tempo sobre a relação entre a vida pública e privada de Holiday, particularmente no que diz respeito aos acontecimentos mais mediáticos, como a dependência de drogas e álcool, as dificuldades impostas pelo racismo durante o período em que durou a sua carreira, as detenções por posse de estupefacientes ou os abusos de que foi vítima (maridos, agentes e empresários foram em várias alturas acusados de violência física e psicológica). 

53. Werner Herzog, Caminhar no Gelo

53. Werner Herzog, Caminhar no Gelo

Rodrigo Abecasis

Chega a Werner Herzog, realizador e escritor, a notícia da doença de Lotte Eisner, e este logo decide que tem de a visitar, afirmando para si mesmo que, mediante a sua própria vontade, Eisnerin (diminutivo com que por vezes trata a doente) não morrerá, nem poderá morrer. O caminho a percorrer para cumprir este estranho desígnio tem de ser o mais árduo, uma prova de resiliência, mas também tem de ser o mais demorado. Como se pode apaziguar o ímpeto inevitável da natureza, que a morte a todos leva, senão através do que nos parece ser um esforço que quase vai além do comum mortal, um esforço cuja expressão mais significativa nunca poderá deixar de ser a tolice que é comum a todos os homens? De Munique até Paris, então, e a pé.

51. Lorrie Moore, Bark

51. Lorrie Moore, Bark

HELENA CARNEIRO

Segundo Northrop Frye, a comédia tem como elemento obrigatório um final feliz, momento em que é restabelecida uma ordem que se impõe contra o absurdo das situações que ocuparam a acção. Nos contos de Lorrie Moore reunidos em Bark a integração de situações absurdas ocorre sem qualquer resolução organizadora: no final de «The Juniper Tree», por exemplo, uma mulher atira uma tarte merengada contra a própria cara, sem que algo se siga a este evento – o artifício cómico é usado no final. Notando que outro dos contos, «Subject to Search», termina com a frase «Deixamo-nos todos levar por um final feliz» (p. 173), é possível questionar a convencionalidade inerente a finais felizes e perceber de que modo os finais de Moore podem ou não entrar na categoria da comédia.

50. Jerónimo Pizarro, La Mediación Editorial. Sobre la Vida Póstuma de lo Escrito

50. Jerónimo Pizarro, La Mediación Editorial. Sobre la Vida Póstuma de lo Escrito

PEDRO TIAGO FERREIRA

Em La mediación editorial, Jerónimo Pizarro fala da edição póstuma da obra de Fernando Pessoa (capítulo I, pp. 29-92), da edição igualmente póstuma de Macedonio Fernández (capítulo II, pp. 93-144), das edições críticas da “Colección Archivos” (capítulo III, pp. 145-194) e da forma como os filólogos devem lidar com aquilo que, em crítica textual, se denomina por “originais” (capítulo IV, pp. 195-248), com o intuito de defender a seguinte tese, expressamente formulada no prólogo (pp. 9-27) do seu ensaio:

49. Marilynne Robinson, Gilead

49. Marilynne Robinson, Gilead

JOÃO PEDRO VALA

Marilynne Robinson é uma escritora e ensaísta congregacionalista norte-americana, nascida no estado de Idaho. Além da trilogia sobre a vida em Gilead, da qual Gilead (vencedor do Pulitzer Prize for Fiction e do National Book Critics Circle Award de 2005) é o primeiro volume, Marilynne Robinson é autora de Housekeeping (1980) e de vários livros de ensaios, tendo ainda escrito uma tese de doutoramento sobre Henry VI, Part II de Shakespeare. O romance Gilead foi publicado em Portugal pela Difel em 2006, com o título Ao Meu Filho.

48. Xavier de Maistre, Viagem à Volta do Meu Quarto

48. Xavier de Maistre, Viagem à Volta do Meu Quarto

JORGE ALMEIDA

No segundo capítulo de Expedição Nocturna à Volta do Meu Quarto (p. 119), Xavier de Maistre conta como impediu que o seu criado fugisse com um cofre que pertencia ao próprio de Maistre: “Alcancei-o facilmente e, sem dizer nada, caminhei ao lado dele algum tempo sem me reconhecer. Se quiséssemos descrever a expressão de espanto e de temor levada ao extremo no semblante humano, poderia ele servir de modelo perfeito no momento em que deu por mim a seu lado. Tive todo o vagar para fazer esse estudo; com efeito, estava tão desconcertado com o meu aparecimento inesperado e com a cara séria com que o olhava, que prosseguiu algum tempo comigo sem dizer palavra, como se estivéssemos os dois de passeio”.

47. Teresa Veiga, Gente Melancolicamente Louca

47. Teresa Veiga, Gente Melancolicamente Louca

TIAGO PATRÍCIO

Comecemos pelo título. Apesar de não ser muito comum o uso de advérbios, a sua presença promete ao leitor entrar imediatamente numa história em andamento. O título deste conjunto de onze contos parece assim anunciar retratos de personagens, quase todas femininas, entre a exaltação e o desfalecimento (com todas as variações possíveis entre estes dois estados), construídos pela autora ao longo de cada uma das narrativas.

46. Pedro Eiras, Bach

46. Pedro Eiras, Bach

ALEXANDRE ANDRADE

Este livro assenta sobre um postulado que surge explicitamente poucas páginas depois do início, como algo de fatal e não sujeito a contestação: o de que escrever sobre a música de Johann Sebastian Bach é uma empreitada impossível ou inútil. (Ou seja, a ideia de que aqueles que metam ombros à tarefa e que a concretizem acharão no fim irrisórios os frutos desse esforço – a música permanecerá inabordável e incomensurável e as palavras nada dirão a não ser a própria irrelevância.) Aceitar isso não implica uma derrota e tão-pouco condena o livro a ser a crónica de uma derrota. A batalha e a guerra estavam perdidas à partida.

45. Lydia Davis, Can't and Won't

45. Lydia Davis, Can't and Won't

Maria Rita Furtado

Numa entrevista publicada no site Literary Hub, Lydia Davis fala de aprender línguas estrangeiras (no caso, norueguês) e informa o leitor de que não usa dicionários: «No, I never use dictionaries. Then there would have been no challenge. No intellectual challenge at all!» A ideia de desafio é fundamental para o que a autora explica tanto sobre a aprendizagem de uma língua estrangeira (trata-se de um jogo, de um enigma que deve ser resolvido), como também sobre a sua própria escrita. O que torna interessante a leitura de Can't and Won't – a colecção mais recente de contos de Lydia Davis, publicada em 2014 e recentemente traduzida pela Relógio d'Água com o título de Não Posso Nem Quero – é, precisamente, a ideia de enigma.