A morte de Sherlock.jpg
hound%252B2.jpg
stalls%2B2.jpg
hound2+2.jpg
greek%2B2.jpg
dancing%2Bmen%2B2jpg.jpg
A morte de Sherlock.jpg

Nº 16


Maio de 2019

SCROLL DOWN

Nº 16


Maio de 2019

 

Na secção de ensaios do número 16 da Forma de Vida, publicamos um ensaio de Inês Morais sobre a relevância de questões ontológicas e um ensaio de Rômulo Moraes sobre o estilo dos ensaios e das crónicas de Macedonio Fernández.

 

 WHY IT IS WORTH ANSWERING ONTOLOGICAL QUESTIONS

Inês Morais

bifurcações em Macedonio Fernández

Rômulo Moraes

hound%252B2.jpg

Hill House


Hill House


 
HOHH_110_Unit_01516R_1.0.jpg
 

Tiago Clariano aproveitou o nosso desafio para escrever sobre histórias de detectives como porta de entrada para a descrição da linha narrativa da série de terror The Haunting of Hill House e chegar à conclusão de que o que pode estar a ser sugerido pela série é uma maneira particular de nos relacionarmos com os nossos mortos.

 

stalls%2B2.jpg

Chesterton


Chesterton


 
 

Dedicamos uma secção deste número a G. K. Chesterton e publicamos traduções de quatro textos do autor. Inês Rosa traduziu dois textos curtos sobre a relevância das histórias de detectives e sobre o seu significado mais abrangente: «O Detective Divino» (1909) e «Uma Defesa das Histórias de Detectives» (1901). Juntámos a estes textos as traduções de Helena Carneiro de duas histórias da série Father Brown, «A Cruz Azul» (1910) e «O Paraíso dos Ladrões» (1914).

 

 O DEtective Divino

uma DEfesa das histórias de DEtectives


A Cruz azul

O Paraíso dos Ladrões

hound2+2.jpg

Ficção


Ficção


 
Reservámos uma secção neste número para a publicação de dois contos inéditos. Temos assim a honra de publicar «Contrariedades de uma Rapariga», de Ana Cláudia Santos, e «O Dia da Morte de Paul Celan», de Tatiana Faia.
 

 Contrariedades de uma rapariga

Ana Cláudia Santos

O dia da morte de Paul Celan

Tatiana Faia

greek%2B2.jpg

Crónicas


Crónicas


 

 faca de papel

zoologia da transformação

Alda Rodrigues

A arte alegre

JOhn Milton’s “On Time”

Sara Eckerson


A tábua, o Gesto

interrogação comum

Constança Carvalho Homem

o olho prevenido

Objectos

Bruno Dias Vieira

dancing%2Bmen%2B2jpg.jpg

Galeria


Galeria


 
moriarty+2.jpg
 

Para ilustrar o número 16 da Forma de Vida escolhemos algumas das ilustrações que Sidney Paget fez para as histórias de Sherlock Holmes. Deixamos aqui o link para o site The Arthur Conan Doyle Encyclopedia, onde se pode encontrar um sem número de informações sobre o autor e as suas obras, nomeadamente sobre as ilustrações de Sherlock Holmes.