FORMA (6).jpg
FORMA (5).jpg
FORMA (3).jpg
FORMA (7).jpg
FORMA (2).jpg
FORMA (1).jpg
FORMA (4).jpg
FORMA (8).jpg
FORMA (6).jpg

Nº 13


Maio 2018

SCROLL DOWN

Nº 13


Maio 2018

 

Peixinhos num Aquário
 

Gonçalo Matos Ramos

Araras e Pardais
 

Ana Sabino

Incompreensões em Mongólia, de Bernardo Carvalho

Mónica Ganhão

 
FORMA (5).jpg

Entrevista


Entrevista



1506 cima.jpg

A possibilidade de entrevistar Belmira Maduro surgiu há quase um ano. Seria uma conversa para dar a conhecer a pessoa e o seu trabalho como técnica de conservação e restauro. A conversa teve lugar em Março de 2018 e transformou-se num testemunho sobre a história do órgão crucial no trabalho de conservação e restauro em Portugal – o Laboratório José de Figueiredo –, sobre o desenvolvimento e o estado actual desta área, e sobre 37 anos de dedicação a um ofício.

O tema da entrevista gerou a ideia de alargar o uso dos conceitos de restauro, conservação e preservação a outras áreas, e fui convidada a pôr essa ideia em prática na Forma de Vida. Por um lado, queria perceber como eram aplicados ao património científico e ao património natural, a livros ou a espaços florestais. Por outro, queria saber se era possível tomar esses conceitos como úteis para falar sobre a reputação de alguém, sobre a memória que uma pessoa deixa, sobre textos literários ou representações de mitos em vasos. Convidaram-se, então, pessoas para falarem do seu trabalho e desafiaram-se outras a pensarem acerca destes assuntos.

Helena Carneiro

 

Belmira Maduro


FORMA (3).jpg

Preservação


Preservação


 
 

Do restauro de Uma Reputação

António Pereira

Sobre Pessoas e Vasos
 

Pedro Ferrão

Classicism as Repair and Disrepair

Tatiana Faia

 
FORMA (7).jpg

Património


Património



A CONSERVAÇÃO E O RESTAURO NA ESFERA DO PATRIMÓNIO NATURAL

Albano Figueiredo

CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE PATRIMÓNIO CIENTÍFICO

Catarina Teixeira


DA AVALIAÇÃO AO ACESSO: O CASO DA DGLAB
 

Carla Lobo

Morte e Memória

 

Nuno Rodrigues

FORMA (2).jpg

Crónicas


Crónicas


Faca de Papel

sem desempacotar a minha biblioteca

Alda Rodrigues

A Arte Alegre

On Buxtehude's QUEMADMODUM DESIDERAT CERVUS

Sara Eckerson


a tábua, o gesto

PREMIO EUROPA 2017: IMPRESSÕES E PERGUNTAS, NO REGRESSO

Constança Carvalho Homem

O Olho Prevenido

Craving For Truth (Brama per la verità)
 

Bruno Dias Vieira


 

Seis mais uma

Salas de Cinema

Raquel Morais

 
FORMA (1).jpg

Tradução


Tradução


 
Dedicamos a secção de Tradução deste número a Marcel Proust. Publicamos a tradução de «Sobre o Gosto», de Tomás N. Castro. A esta juntamos a tradução de «Sentimentos Filiais de um Parricida», de João Pedro Vala, que vem acompanhada de um texto original sobre o texto de Proust. Finalmente, e numa parceria com a editora E-Primatur, publicamos «Confissões de uma Rapariga» e excertos de «Passeios, Devaneios ao Sabor do Tempo», traduzidos por Francisco Silva Pereira, e editados no volume Contos Completos e Outros Textos.
 

Sobre o Gosto

sentimentos filiais de um parricida

sentimentos filiais

 

capa Proust.png
 
 

Confissões de uma Rapariga

 

Passeios, Devaneios ao Sabor do tempo


FORMA (4).jpg

Workshop


Workshop


 
Em articulação com o Workshop de Filosofia e Literatura, organizado pela Rede de Filosofia e Literatura, a Forma de Vida mantém um registo das sessões de cada semestre. Publicamos textos, em formatos menos canónicos, submetidos pelos participantes, nos quais os tópicos apresentados publicamente são reavaliados na sequência da discussão que se seguiu à sua apresentação.
 

Pedro Franco sobre Listas

Ana Cláudia Santos sobre «Conselho»

FORMA (8).jpg

Galeria


Galeria


 
 
A Forma de Vida é ilustrada neste número pelo trabalho de Tiago Maduro. Tiago Maduro passeia de câmara na mão entre produtoras onde edita vídeo, a sua oficina, onde trabalha madeira, a oficina da mãe, onde a ajuda em trabalhos de restauro, e a Feira da Ladra, onde procura novos objectos para as suas colecções.
FORMA (6).jpg